
Vaguear no espaço urbano e ser surpreendido com imagens ao ar livre é um dos modos de conhecer a Fotografia de uma forma verdadeiramente imersiva, em diálogo com o espaço. Ferramenta de interação com o território, na foto-instalação o espectador é transportado para um espaço ficcional/tridimensional que dobra o tempo, distorce a realidade e reimagina a percepção de um lugar. Com o objetivo de estimular diálogos entre a fotografia e o seu território, esta oficina pretende despertar os participantes para uma reflexão sobre os diferentes formatos de instalações/intervenções fotográficas e as diferentes narrativas envolvidas na fusão da fotografia com o seu ambiente, em um nível arquitetônico, conceitual ou social. O participante poderá conhecer as potencialidades poéticas da fotografia e as suas distintas narrativas de interação com o espaço ( site specific ) a partir dos seus projetos fotográficos. Uma lista eclética de foto-instalações será revelada, abrangendo desde formas mais tradicionais até mais experimentais, que têm em comum o facto de serem espaços de interação com o território.
A oficina visa atender pessoas interessadas em fotografia, tais como autores que vêem na instalação o suporte privilegiado para a materialização do seu projeto.
12 horas com 3 horas cada sessão.
25 de janeiro, 17h30 : Apresentação e discussão das ideias a desenvolver pelos participantes.
26 de janeiro, 17h30 : Introdução e abordagem histórica à foto instalação. Formatos e estratégias de interação com o território.
27 de janeiro, 17h30: Mentoria e acompanhamento dos projetos.
28 de janeiro, 17h30: Apresentação das ideias e formatos de instalação que materializem as narrativas dos participantes.
Ministrante: Ângela Berlinde (Porto, 1975), é artista curadora especializada em fotografia contemporânea. É pesquisadora em Pós-doutoramento na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, desenvolvendo estudos sobre práticas visuais contemporâneas que problematizam as formas híbridas da Fotografia. Vive e trabalha entre Portugal e Brasil.
Esse curso acontecerá online, pela plataforma zoom. Portanto, é necessário acesso à internet para acompanhá-lo.
O Conteúdo do curso será gravado e ficará disponível para xs alunxs do curso durante 1 ano