fotofilmes
Mostra de Fotofilmes 2021
Fotofilmes são filmes realizados inteiramente a partir de fotografias ou nos quais o fotográfico tem lugar de destaque. Fotografias transpostas ao cinema, cinema de animação de fotografias, imagem estática em movimento, são muitas as facetas dos fotofilmes. Trata-se de um tipo de produção “entre-imagens” que opera passagens entre a fotografia e o cinema, carregando em si características dos dois suportes criativos.
Foram 164 inscrições! A proposta inicial era selecionar entre 10 e 15 fotofilmes, mas devido à alta qualidade dos trabalhos enviados, foram selecionados 30.
A comissão de seleção foi formada por Ana Costa Ribeiro, Érico Elias e Mariana Atauri.
Fotofilmes selecionados
(In)Flama o coração da América do Sul – Mari Gemma De La Cruz
AGUADO – Gabriela Miranda e Matheus Brant
Ana & Copacabana – Edem Ortegal
CEGO_CIDADE – Kauan Oliveira
Concreto e Bruto – Tony Queiroga
Dead See – Tetsuya Maruyama
Despedida Remota – Solange Quiroga
Domesticado – Michel de Oliveira
Écfrases – Frases de Mãe – Gsé Silva
Fluxus Fungus – Tuane Eggers
Frame Rate – Tairo Lisboa e Failon Aletos
Homens-ilhas – Marcelo Maia, Juscelino Bezerra, Claudia Tavares e Sônia Góes
Imagens de acesso – Gu da Cei
Linha do Tempo – Uma história sobre a fotografia – Sérgio Silva
Loess – Marise Maués
Massacre – Jean-Michel Rolland
Os Sonhos Já Encontraram Outro Tempo – Pedro Carcereri
Palmira: a cidade inventada – Caue Nunes
polvorosas – Malu Teodoro e Thaneressa Lima
Próxima Paragem – Florence Weyne Robert
Quintal de Mariza – Beatriz Miranda (co-direção Larissa Armstrong)
Rejunte – Giulia Baptistella
Sobrevivências – Mario Victor Bergo Crosta
Somente Após o Descanso – Sihan Felix
Ter terra para o tempo – Matheus Dias
Tocaia – Míriam Ramalho
Tormenta – Flávio Edreira
Transitório – Isabela Senatore
um – Victor Galvão
Ventanas en el paisaje: el mundo al revés – Dirceu Maués
(In)flama o coração da América do Sul
2021 | 1’27” | Brasil | Cor | 16:9
Ficha Técnica
Direção, roteiro, edição
Mari Gemma De La Cruz
Duração
1 min. 27 seg.
Data de conclusão
Fevereiro 2021
País de origem
Brasil
Local de filmagem
Cuiabá/MT, trilha da Expedição Langsdorf
Língua
Português
Formato
Digital
Língua
Português legendado
Proporção da tela
16:9
Cor do filme
Cor
Sinopse
Em 2020, durante a pandemia, a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado foram devastados por incêndios. Esses biomas estão presentes no Estado de Mato Grosso, que contém o coração e centro geodésico da América do Sul, a cidade de Cuiabá, onde moro há mais de 30 anos.
Vi a vegetação sendo incendiada criminalmente. A cidade se tornou uma ilha cercada de fogo, de um lado o Pantanal e de outro o Cerrado. Uma ideia de extinção em chamas, que anunciava silenciosamente o funeral da nossa diversidade, resultante desta modernidade desenvolvimentista da qual somos vítimas e algozes. Esse fotofilme registrou a performance realizada em agosto de 2020, um ano após o incêndio criminoso ocorrido na Amazônia, no dia 10 desse mesmo mês, por isso é considerado o “Dia do Fogo”. Bolsonaro, presidente do Brasil, disse às redes sociais em setembro de 2020 que “o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente”.
A natureza inflamada é um rastro humano neste planeta, que não pode ser apagado e é o resultado dessa gestão ambiental insalubre que favorece o agronegócio e a mineração em detrimento da sustentabilidade e da justiça socioambiental, tão necessárias para o Brasil e o mundo.
Esta obra faz parte de um trabalho que trata das queimadas no caminho percorrido pelo Cerrado, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, por Hercules Florance, durante a Expedição Langsdorf no início de 1827.
Ficha Técnica
Direção
Gabriela Miranda e Matheus Brant
Roteiro e narração
Gabriela Miranda
Fotografia
Matheus Brant
Montagem
Gabriela Miranda e Matheus Brant
Sinopse
O desejo de seguir com as águas, quando desejos são sonhos construídos através da memória.
Ana e Copacabana
2020 | Brasil | Rio de Janeiro | 3’ | 1:85
Ficha Técnica
Elenco
Juliana Albuquerque
Direção e Roteiro
Edem Ortegal
Montagem, som e cor
Yolanda Margarida
Fotografia
Edem Ortegal
Cartaz
Yolanda Margarida
Sinopse
Em Copacabana, Rio de Janeiro, Ana descobre um amor pela fotografia durante a tensa quarentena de 2020.
SYNOPSIS
In Copacabana, Rio de Janeiro, Ana discovers a love of photography during the tense quarantine of 2020.
CEGO_CIDADE
Ficha Técnica
Direção, Roteiro, Montagem, Som, Fotografia
Kauan Oliveira
Poemas E Vozes
Lorena Durval, Gabriel Cardim, Vitória Maltez, Raisa Lima, Kauan Oliveira, Manuella Pedra, Letícia Mendes, Raquel Ferreira
Sinopse
As imagens complementam o que sempre faltam nas palavras. As poesias complementam o que sempre está presente na cidade. Livremente inspirado na poesia Cidade City Cité, de Augusto de Campos.
Concreto e Bruto
2020 | 6’49” | Brasil
Ficha Técnica
Título Original
“Concreto e Bruto”
Duração
06:49
Ano
2020
Som
Estéreo
Direção/Produção/Fotografia
Tony Queiroga
Montagem
Tony Queiroga
Som Direto
Mayara Velozo
Desenho de Som
Pedro Serra e Bernardo Palmeiro
Mixagem de Som
Pedro Serra
Sinopse
Os espaços entre imagens, isso é, entre os vários tipos de imagens que hoje nos cercam e sufocam, é interessante campo de experimentação. Entre a fotografia e a imagem em movimento, historicamente, tudo se resumiu a um salto. Hoje, exploramos caminhos nesse vazio.
“Concreto e Bruto” é um trabalho experimental que propõe uma representação fotográfica organizada no tempo, explorando o espaço e a estrutura arquitetônica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Um espaço bruto, árido e aparentemente inóspito, especialmente quando visto de longe, apartado. Porém, ao contrário do que se poderia pensar, essa arquitetura está carregada de significados afetivos, de vida, por assim dizer, como em qualquer outra obra humana. “Concreto e Bruto” é uma especulação estética e humana sobre o espaço arquitetônico da UERJ.
Dead See
Ficha Técnica
Realização
Tetsuya Maruyama
Sinopse
“Através dos olhos dos mortos, o imaginário da terra é revivido na passagem da luz.”
Um filme-passagem feito com plantas e flores locais durante o carnaval 2020 em Porto Príncipe, Haiti. Revelado com uma mistura de vitamina c e carbonato de sódio, e fixado em água salgada do mar por 4 dias. Após a fixação, o filme não foi lavado e a formação de sal começou a aparecer na emulsão, e posteriormente editado digitalmente.
Despedida Remota
2020 | Brasil | São Paulo | 3min
Ficha Técnica
Título
Despedida Remota
Ano e Local de Produção
2020 – São Paulo – Brasil
Tempo de duração
3 minutos
Direção
Solange Quiroga
Sonoplastia
Cold Days Ahead – Rune Dale
Roteiro
Solange Quiroga
Sinopse
Fotofilme de três minutos construído a partir de imagens derivadas de “prints” da tela do celular da filha e autora, Solange Quiroga, que observava o pai, já idoso e debilitado, em seu apartamento, onde vivia com um gato e cuidadoras.
Através de um aplicativo específico das câmeras de segurança, ela reuniu imagens entre abril e setembro de 2020, e construiu uma narrativa para falar de velhice, isolamento, morte e saudades em tempos de distanciamento social.
Domesticado
Ficha Técnica
Concepção e edição
Michel de Oliveira
Sinopse
“Domesticado” apresenta inquietações sobre masculinidade, corpo e espaço. A série fotográfica, produzida durante o distanciamento social provocado pela Covid-19, ilustra as tentativas de encaixe desse corpo pouco domesticado nos cômodos da casa. As imagens se contrapõem à iconografia do ser masculino como forte e heroico, denunciando as vulnerabilidades, os desencaixes dentro e fora da própria pele, que se intensificam neste momento histórico que impele a olhar para o íntimo, local que suscita no homem sentimentos que não costuma visitar. O ensaio ocupa as páginas desabitadas de um álbum antigo, ressignificando esse artefato tão doméstico e atrelado socialmente ao cuidado feminino.
Écfrases – Frases de Mãe
2018 | Brasil
Ficha Técnica
Diretor
Gsé Silva
A Mãe
Gersonita Silva
Ano
2018
Sinopse
écfrase
substantivo feminino
ret descrição minuciosa de uma pessoa ou de um objeto
“Écfrases – Frases de Mãe” é um relato orgânico de alguém que tem uma relação muito peculiar com a fotografia. É recordação de uma história de anos. É intimidade sendo compartilhada. É situação “comum” entre todas as famílias e que às vezes passa despercebida. É a vida sendo contada.
fluxus fungus
Ficha Técnica
Imagens, montagem, texto & voz
Tuane Eggers
Trilha original & desenho de som
Tiziana Scur, com colaboração de Sérgio Guidoux
Realização
Fundação Nacional de Artes (Funarte) / Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte
Apoio
Sonora Cultural
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) / Instituto de Artes / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Sinopse
Nada é estático. Tudo é fluxo. A única constante no mundo parece ser a própria mudança. Fluxus Fungus é uma pequena história sobre transformação e contaminação, tendo os cogumelos como protagonistas de fotografias, em sua maioria, captadas em película 35mm. A obra resulta da pesquisa de mestrado em Poéticas Visuais da artista Tuane Eggers, inspirada pelas reflexões de autores como Anna Tsing, Donna Haraway, Paul Stamets e Peter McCoy. Olhar é, ao mesmo tempo, ser olhada.
Frame Rate
Ficha Técnica
Direção
Failon Aletos e Tairo Lisboa
Sinopse
Experimento Frame Rate é uma vídeo arte que utiliza técnicas da primeira fase do cinema,construindo artesanalmente cada fotograma e posteriormente colocado em sequencia;tendo nosso experimento audiovisual uma alquimia entre a fotografia em série e a captação de ruídos presente na paisagem sonora do ambiente domiciliar em isolamento para feitura de nossa trilha sonora. Masceramos imagens e sons em substrato poético entre o caos sensorio e a forma fílmica, o resultado é a possibilidade de imersão 120 segundos de sensações psicodélicas.
Homens-Ilhas
2020 | 7’27” | Video-arte
Ficha Técnica
Direção, Roteiro e Fotografias
Coletivo CLAV
Claudia Tavares @claudinhatavares
Juscelino Bezerra @jotalino)
Marcelo Maia @maia.marcelo64)
Sonia Góes @sgoes
Narração
Julio Adrião
Sinopse
O filme “Homens-Ilhas” é um foto filme de criação coletiva, utilizando as imagens concebidas no início da pandemia (durante a fase inicial do isolamento social), associadas à imagens de arquivo, sons e a construção conjunta de um texto poético. O filme revela universos subjetivos e a sensação comum de estarmos sem rumo, à deriva.
A relação entre homem e as forças incontroláveis da natureza está repleta de referências simbólicas que acompanham, e por vezes pertubam a existência humana. Homens-ilhas trata da representação de sentimentos prementes e atemporais como medo, angústia, solidão e sonho.
As imagens nem sempre são unívocas, assim uma fotografia do mar, pode ser um interior subjetivo, uma saudade ou até mesmo um apelo.
Imagens de Acesso
2020
Ficha Técnica
Autor
Gu da Cei
www.gudacei.art.br
Sinopse
Dados biométricos do transporte coletivo do DF adquiridos via Lei de Acesso à Informação são arrebatados em advertência acerca dos processos de ocupação da cidade, vigilância e corpos em trânsito. Um artista monitorado entre Ceilândia e a capital federal.
Linha do Tempo
2020 | 4’40” | Histórico
Ficha Técnica
FILME
Linha do Tempo: Uma história sobre a fotografia
GÊNERO
Histórico
DURAÇÃO
4’40min
ANO DE PRODUÇÃO
2020
PESQUISA, ROTEIRO E MONTAGEM
Sérgio Silva
Sinopse
Linha do Tempo – Uma história sobre a fotografia busca revisitar a narrativa histórica sobre os primeiros estudos e desenvolvimento social, político e cultural da Fotografia ao longo do tempo. O filme é composto por uma sequência de imagens, como ilustrações, recortes de jornais, vídeo e cópias fotográficas digitais, disponíveis na internet.
Loess
2015 | 7’55” | Video Performance
Ficha Técnica
Diretora
Marise Maués
Diretor de fotografia/Montagem
Pedro Rodrigues
Produção Trilha Original
Leonardo Pratagy e Ramón Rivera
Tempo
7min:55seg
Sinopse
“Um homem nunca é o mesmo, permitido-lhe uma existência”.
A obra Loess se constitui de uma performance, orientada para o vídeo, produzida em 2015 na Ilha ribeirinha de Maracapucu-Miri, município de Abaetetuba, localizada no estado do Pará, com a qual guardo laços estreitos de afeto. A ação performática teve a duração de um pouco mais de sete horas ininterruptas, onde me posicionei sobre uma plataforma no leito de um igarapé, quando recebi o fluxo das águas de duas marés, uma de enchente e uma de vazante.
Loess pretende instigar a leitura do homem contemporâneo como um ser Loess, ou seja um ser passível de múltiplas identidades, um ser formado de camadas que se sobrepõem ao longo do tempo.
Adentrar em um igarapé e elevar o meu corpo à condição análoga a um sedimento Loess passível a ação de agentes naturais possibilitou a materialização imagética de ter um corpo tecido em camadas que se sobrepunham com o passar das horas pelo depósito de sedimentos carregados pelas águas.
Massacre
2019 | 4’28”
Por Jean-Michel Rolland
Ficha Técnica
Screenings
01/2020 : Kino Klub, Split (Croatia)
06-08/2020 : FILE Festival, Sao Paulo (Brazil)
09/2020 : Ibrida, Forli (Italy)
09/2020 : Dobra, Rio de Janeiro (Brazil)
09/2020 : Façade VideoFestival, Plovdiv (Bulgaria)
11/2020 : Fünfter Löffel, Berlin (Germany)
11/2020 : IDKF, Stuttgart (Germany)
Sinopse
17 photographs found on the Internet are reworked to deliver a personal vision of bullfighting. This artistic documentary where the red color, the color of blood, is omnipresent deliberately ignores the presumed beauty of the gesture to focus on the barbarism of this outdated practice.
Os Sonhos Já Encontraram Outro Tempo
2020
Ficha Técnica
Roteiro, direção, pesquisa e montagem
Pedro Carcereri
Sinopse
Os sonhos tomaram rumos estranhos durante a quarentena. Viraram três ou quatro voltas em minha consciência e escrevi uma carta para relembrar.
Palmira: a cidade inventada
Ficha Técnica
Direção, roteiro e edição
Caue Nunes
Narração
Alaa Saker
Sinopse
Falso documentário que conta a história de um sírio refugiado no Brasil. Ele é fundador de uma organização na cidade de Palmira, que milita pela paz, contra a invasão do Estado Islâmico, mas também contra o governo de Bashar al- Assad. Ele conta sobre a prisão, a tortura e sua fuga, além de refletir sobre a destruição dos monumentos históricos da cidade. Baseado em um relato real.
Polvorosas
Ficha Técnica
Direção, Roteiro, Fotografia, Montagem, Som, Produçāo
Malu Teodoro e Thaneressa Lima
Elenco
Malu Teodoro, Thaneressa Lima, Inaê Teodoro e Angilomar Alves
Sinopse
Uma história de amor durante o isolamento e o risco do abismo. um filme 35mm fotografado por uma, pela outra e depois pela descoberta dos corpos juntos – formando assim 3 camadas de muitas.
Esse filme trata do processo de descoberta do amor, do desejo, da sexualidade, da intimidade, da perplexidade, da vida após a maternidade, do feminino, das âncoras, da bruxaria, dos medos e dos vulcões.
Próxima Paragem (Next Stop)
2020 | 7min | Portugal, Brasil, França | Documentário Experimental
Ficha Técnica
Direção/Produção
Florence Weyne Robert
Ano de Produção
2020
Duração
7 minutes
Idioma
Português (de Brasil & Portugal)
Legendas
Inglês, Francês, Espanhol
Distribuição Internacional
Florence Weyne Robert
Imagem/Som/Texto/Ediçã/Voz
Florence Weyne Robert
Produzido por Florence Weyne Robert
Miaxagem de Som
Benjamin Laurent
Inglês
Nadia Bongo & Florence Weyne Robert
Espanhol
Florence Weyne Robert & Twist Medeiros
Francês
Florence Weyne Robert
Legendagem
Hind Bouchareb
Sinopse
No coração de Lisboa, um bairro a beira Tejo, poucas ruas entre a linha de comboio e o Rio. Velhotes vivem seus últimos momentos de vida enquanto prédios luxuosos estão sendo construídos, desenhando assim uma nova camada social neste bairro praticamente abandonado.
Meus encontros se deram em um café ali numa esquina, e principalmente com velhotas do bairro. Elas me contam o bairro, o seu presente, o seu passado através de suas próprias vidas.
Quintal de Mariza
2020 | 5’00 | Rio de Janeiro, Brasil
Ficha Técnica
Criação e fotografia
Beatriz Miranda
Montagem e sonorização
Larissa Armstrong
Roteiro
Beatriz Miranda, Karen Lino, Karine Lino, Larissa Armstrong
Atrizes
Karen Lino e Karine Lino
Narração (por ordem de aparição)
Gleu Cambria
Márcia Lino
Karine Lino
Karen Lino
Sinopse
Pode o oceano revelar memórias que não vivemos, mas que fazem parte de quem somos? Neste fotofilme documental, duas irmãs ressignificam a memória de Mariza, a avó que não conheceram, através da dança nas águas do mar.
Rejunte
Ficha Técnica
Direção
Giulia Baptistella
Sinopse
“Rejunte” é um retrato de Iraci Pereira, mulher, mãe e pedreira, aos 44 anos passou por dois relacionamentos abusivos e sofreu todo tipo de violência, até reconstruir sua vida e se encontrar na construção civil, ambiente de trabalho majoritariamente masculino.
Sobrevivências
2020 | 4’50” | Brasil
Ficha Técnica
Direção, Captação, Edição, Narração e Fotografias
Mario Victor Bergo Crosta
País
Brasil
Ano
2020
Duração
4 min 50 seg
Sinopse
Uma reflexão sobre a sobrevivência do tempo, da memória e das pessoas.
Somente após o descanso
Ficha Técnica
Roteiro | Narração | Montagem
Sihan Felix
Trilha sonora original | Edição de som | Mixagem de som
Marc Abillama
Direção
Sihan Felix
Fotografia
Fabio Teixeira, AP. Foto vencedora do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Sinopse
Em uma realidade onde se é estatística do caos, o destino do medo é qualquer um.
Ter Terra para o Tempo
Ficha Técnica
Direção, edição, fotografia, acervo, produção, direção de arte
Matheus Dias
Trilha sonora
“Silence” por Sturzstrom
Legendas Descritivas
ETC Filmes
Sinopse
Ter Terra para o Tempo fala de como é necessário calma para acompanhar as transformações da natureza e do seu corpo e de como nós e a natureza estamos completamente interligados. É um movimento de cura, em busca do melhor de ser e existir por meio do próprio corpo pois o corpo é o território do tempo e da memória. Sem ele, não há terra, não há espaço e muito menos frutos.
Tocaia
2020 | 1’10” | Crônica Urbana
Ficha Técnica
Roteiro, direção, produção, fotografia, som e edição
Míriam Ramalho
Sinopse
Nas ruas de Ipanema e Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, o que se via aos domingos nos primeiros meses da pandemia eram os entregadores de aplicativos. Com suas bags laranjas e suas bicicletas/motocicletas, eles chamavam à atenção por serem os únicos seres em movimento nas ruas desertas. Enquanto os moradores dos dois bairros estavam à salvo em suas casas, eram eles que se arriscavam levando todo tipo de produto às residências.
Tormenta
2018 | 3’06” | Barcelona, Espanha
Ficha Técnica
Autor e Diretor
Flávio Edreira
Colaboração
Aleix Mateu, Enric Montes, Roman Yñan
Fotografias
Flávio Edreira
Músicas
Luca Longobardi
Edição de Som
Flávio Edreira
Apoio
GRISART – Escola Internacional de Fotografia de Barcelona
Ano de Execução
2018
Duração
03 minutos e 06 segundos. (00:03:06)
Local
Barcelona, Espanha
Idioma original (textos)
Espanhol
Sinopse
Vivo a vida submerso em sonhos e pesadelos que são como redemoinhos que giram cons- tantemente, e sempre se chocam formando furacões, onde o caos, os ruidos, a ansiedade, o descontrole me “alimentam” e sempre prevalecem aprisionando o silêncio no olho do furacão. Me perco no silêncio, minhas asas não voam, minhas pernas tremem, é di cil res- pirar, vejo sombras sem luzes, crio pensamentos que não existem, tenho medo…
Transitório
2021 | 05’36”
Ficha Técnica
Diretora
Isabela Senatore
Câmera, Imagens, Edição, Efeitos Especiais e Sonoros
Isabela Senatore
Trilha
Away by Patrick Patrikios
Open by Moby courtesy of mobygratis.com
Sinopse
Transitório é um foto filme sobre o livro de artista publicado pela fotógrafa e artista visual Isabela Senatore em 2019. As fotografias, o filme e a estória contada é uma mistura de documentário com animação sobre um festival Maya de pipas gigantes que acontece todos os anos em um vilarejo nas montanhas altas da Guatemala.
Ficha Técnica
Fotografia, texto, edição e trilha sonora
Victor Galvão
Sinopse
Uma narrativa sobre angústia e gravidade. Do alto de um prédio, a lembrança de um sujeito ou uma cidade desabar. Filme editado a partir de fotografias em preto e branco tomadas do alto de diversos edifícios do centro de Belo Horizonte entre 2014 e 2017 em película de cinema 35mm. Ao desencadeamento das imagens fotográficas se segue uma narrativa escrita em forma de legendas, em que um personagem anônimo relata seu estado urgente de desespero em relação ao espaço que o circunda numa sensação de isolamento, em que ao mesmo tempo percebe a si mesmo indistinguível da paisagem.
Ventanas en el paisaje: el mundo al revés.
2021 | 3’32’’ | vídeo monocanal
Sinopse
Ao interditar uma janela e transformar o corredor do prédio em uma câmera obscura, o mundo lá do lado de fora se projeta de ponta cabeça sobre um suporte de papel vegetal ao interior do corredor. O horizonte visto de ponta cabeça talvez indique que o mundo pode ser observado de um ponto de vista radicalmente diferente. Para quem está aberto a esse deslocamento, a inversão da paisagem pode operar a inversão de um ponto de vista, não apenas sobre o tecnológico, mas sobre os vários níveis de realidade do mundo. O mundo visto, literalmente, de ponta cabeça dentro da câmera obscura pode funcionar perfeitamente como metáfora para a situação atual político-econômica do país, ou para muitas das inversões de valores humanos no mundo globalizado.