Close
Skip to content
circuloDeLeituraXX

Sobre o evento

Evento realizado em parceria com o Círculo da Imagem, voltado a artistas que desejam uma leitura aprofundada de seus portfólios artísticos.

Oferecemos um corpo de 10 leitores para lerem trabalhos de 15 participantes. Faremos 5 encontros com 2h de duração.

Em cada encontro, 2 leitores irão ler e comentar 3 projetos apresentados que se encontram em processo de desenvolvimento. A forma de definir quais projetos serão lidos por quais duplas de leitores será definido pelo grupo de leitores e o Círculo da Imagem.

Todos os participantes que ainda forem ter seus projetos lidos, ou já foram lidos, podem estar juntos durante as demais leituras, permitindo interações ao término da dinâmica de cada dupla de leitores.

Nesta edição ofereceremos ainda 15 vagas para ouvintes, para quem gostaria apenas de acompanhar a leitura de todos os trabalhos, sem ter seu trabalho apresentado.

Para confirmar sua inscrição enviar um e-mail para 12festivalherculeflorence@gmail.com com o assunto: “Leitura de Portfólio + [código do ingresso]”  (código gerado pelo Sympla no ato da compra), contendo o portfólio a ser lido na dinâmica e 1 arquivo PDF com o material (10 a 20 fotos) – arquivo nomeado com seu nome,  PDF único contendo todas as fotos e o texto – orientação horizontal 1920 x 1080 + texto sobre o trabalho.

*Os autores, no ato da inscrição, autorizam o uso dos trabalhos recebidos nas dinâmicas propostas pelo Círculo da imagem, bem como seu uso pelos organizadores do evento para fins não comerciais. No entanto, nem a organização do evento, nem seus ministrantes  realizarão gravações nem transmissões dos encontros, desautorizando assim tais práticas em respeito aos processos e trabalhos apresentados.

Datas e horários das leituras

12 e 13/03 das 15h às 17h
12 e 13/03 das 19h às 21h
14/03 das 15h às 17h
14/03 das 19h às 21h – celebração de encerramento/transmissão mostra final de trabalhos 

Valores

Inscrição: R$ 350
12 participantes + 3 bolsas

Ouvinte: R$ 50
15 participantes

Leitores

Curadora

Rosely Nakagawa (SP)

Curadora

ROSELY NAKAGAWA

1954, nasceu em São Paulo (SP), vive em São Paulo (SP).

Nasceu em São Paulo, na Moóca, bairro onde as misturas de imigrantes permitem casamentos entre culturas diferentes. É filha de mãe portuguesa e pai japonês.

Esta formação direcionou seu interesse pela origem da cultura e suas diferenças. Escolheu arquitetura para estudar depois do colégio (1971), mas desviou seu caminho profissional quando conheceu a fotografia (1974).

Depois de formada foi trabalhar numa galeria de fotografia (1979), mesmo sem experiência, se profissionalizando junto com os fotógrafos que surgiram na década de 1970. Segue atuando até hoje ao lado de profissionais que querem continuar se aperfeiçoando em diversas etapas de seu percurso.

Artista visual

Maurício Pokemon (PI)

Artista visual

MAURÍCIO POKEMON

1989, nasceu em Terezina (PI), vive em Terezina (PI).

Skatista e artista visual. Seu trabalho parte de imagens e transita entre convívios e memória, ampliando a discussão sobre representatividade. Atualmente seu trabalho transita entre a convivência na comunidade Boa Esperança, em Teresina-PI, a alteridade e o corpo performático na imagem. Em 2020 ganhou o Prêmio Décio Noviello de Fotografia, promovido pela Fundação Clóvis Salgado, de Belo Horizonte-MG.

Artista Visual

Letícia Lampert (RS)

Artista Visual

LETÍCIA LAMPERT

1978, nasceu em Porto Alegre (RS), vive em São Leopoldo (RS).

Tem formação em Artes Visuais, Design Gráfico e, em seu trabalho, vem utilizando principalmente a fotografia como meio de expressão. Mas seu interesse não está tanto na imagem fotográfica em si, e sim na possibilidade de ativar e colocar em xeque a percepção que temos das coisas através dela. Tem interesse em compartilhar pontos de vista, contrapor pontos de vista, quebrar esta carga de certeza que parece vir da visão. Nesse processo, o urbano foi se tornando um tema recorrente não apenas por ser campo fértil para estes questionamentos como também por ser, ele mesmo, um grande enigma para o olhar.

Fotógrafo, Artista visual e educador

Mateus Sá (PE)

Fotógrafo, Artista visual e educador

MATEUS SÁ

1975, nasceu em Olinda (PE), vive em Pipa (RN).

Fotógrafo e Artista visual. Especialista em Cultura e Comunicação. Também atua como Arte-educador, produtor cultural, editor de livros e exposições. É co-fundador da Escola Livre de Imagem, da ONG Gema (Grupo de Educação e Mudança pela Arte), do Projeto FotoLibras e também um dos idealizadores e coordenadores do Pequeno Encontro da Fotografia.

Suas pesquisas artísticas transitam principalmente pelo universo da memória e pelas relações desarmônicas e harmônicas do ser humano com o meio ambiente. Tem quatro livros publicados e vem atuando como documentarista no campo do áudio visual.

Pesquisadora e artista visual

Lívia Aquino (SP)

Pesquisadora e artista visual

LIVIA AQUINO

1971, nasceu em Fortaleza (CE), vive em São Paulo (SP).

É pesquisadora do campo da cultura e das artes visuais, é professora e artista. Sua prática opera conexões entre a imagem, a escrita e a leitura, explorando seus significados e os sentidos que produzem no espaço e com o outro como participador. Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora da pós-graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas e no Tecnólogo em Produção Cultural da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Autora do livro Picture Ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo.

Fotógrafo e professor

Eduardo Queiroga (PE)

Fotógrafo e professor

EDUARDO QUEIROGA

1969, nasceu em Recife (PE), vive em Belo Horizonte (MG).

Fotógrafo e professor. Tem se dedicado aos estudos sobre processos de criação e autoria na fotografia e isso atravessa suas experiências tanto na pesquisa quanto nas relações com a formação. É autor dos livros “Coletivos fotográficos contemporâneos” e “Cordão”, este último como desdobramento de seu trabalho fotografando parteiras desde 2008. É professor do Depto de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. É coidealizador da Escola Livre de Imagem, do Projeto FotoLibras e do Pequeno Encontro da Fotografia. Acompanha projetos de pesquisa artística junto a autores. É doutor pelo PPGCOM-UFPE.

Artista visual e educador

Mathieu Duvignaud (FR)

Artista visual e educador

MATHIEU DUVIGNAUD

1976, nasceu em La Rochelle (FR), vive em La Rochelle (FR).

Vive e trabalha na França e no Brasil. Arquiteto paisagista de formação, manteve o foco em sua produção artística com um olhar de engenheiro. Como artista ele dedicou-se ao desenvolvimento de obras utilizando a paisagem e a relação homem / meio ambiente como suporte e temática central. É através da técnica específica do local e da ideia de ecologia criativa ele cria instalações e esculturas, ele quer estabelecer uma nova relação entre o homem e o efêmero do mundo contemporâneo. Em 2013 dirigiu a Pinacoteca do Estado do Norte Rio Grande e organizou mais de 80 exposições durante seus 18 meses de mandato. Atualmente leciona na universidade de La Rochelle em vários cursos e organiza workshops sobre site specific.

Fotógrafo e professor

Paulo Rossi (PB)

Fotógrafo e professor

PAULO ROSSI

1965, nasceu em São Paulo (SP), vive em João Pessoa (PB).

É fotógrafo e professor. É mestre em Sociologia pela USP no qual estudou a obra e a vida do fotógrafo August Sander.

Lecionou no Bacharelado em Fotografia do SENAC-SP, e na Pós-graduação em Fotografia: práticas poéticas e culturais da FAAP-SP. Atualmente é professor nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do UNIESP-PB.

Tem se dedicado ao estudo da poética do espaço, dos objetos e das cores por meio da fotografia e no âmbito da arquitetura e do urbanismo. Como fotógrafo autoral participou de exposições individuais e coletivas, e atuou também como curador.

Artista visual, fotógrafo e educador

Aku Rosenqvist (PB)

Artista visual, fotógrafo e educador

AKU ROSENQVIST

1983, nasceu na Finlândia, vive em João Pessoa (PB).

Nascido e criado na Finlândia, veio para o Brasil em 2010, primeiro para São Paulo, e há 7 anos escolheu a Paraíba para viver. Frequentou escola de artes visuais por muitos anos, atua também como pintor e escultor, mas usa a fotografia como principal forma de expressão artística e afetiva desde a infância. Participou de exposições coletivas em São Paulo, Recife no Brasil e Forssa, Turku na Finlândia.

Em São Paulo trabalhou também com fotografia comercial, mas atualmente se dedica a trabalhos autorais com autorretratos, intervenções em espaços urbanos, lambes e pesquisas de processos laboratoriais alternativos. Possui hoje um dos únicos laboratórios de fotografia analógica da Paraíba abertos ao público, onde atende outros fotógrafos e ministra cursos na área.

Artista visual, fotógrafo e pesquisador

Alexandre Romariz Sequeira (PA)

Artista visual, fotógrafo e pesquisador

ALEXANDRE ROMARIZ SEQUEIRA

1961, nasceu em Belém (PA), vive em Belém (PA).

Artista visual e fotógrafo, é Doutor em Arte pela UFMG e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPa.
Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social, dirigindo especial atenção às diferentes possibilidades de redes de participação que aproximam o artista do coletivo e ampliam o alcance da compreensão da fotografia para além de sua avaliação formal ou técnica, envolvendo as condições que a precedem e sucedem.

Logo-PROAC-cor

REALIZAÇÃO

marcaHerculeFlorenceXII-p
logo-GovernoSP_SecretariadeCulturaeEconomiaCriativa_Horizontal
marca-governo-federal

PARCEIROS

logo-casa-de-eva
logo-circulo-da-imagem
logo-faculdade-educacao
logo-olho
marca-rede
logo-instituto-pavao-cultural
marca-instituto-arte-na-escola

APOIO

logo-alb
logo-editora-peiropolis
logo-canson-infinity
marca-pallas
marca-selo-negro
marca-grupo-summus
marca-livraria-africanidades
marca-mnemocine
marca-editora-olhares
marca-fineart