Close
Skip to content
Georges-Leuzinger---Palácio-da-Quinta-da-Boa-Vista,-c.-1865

Sobre a atividade

Fotógrafo, gráfico, editor e proprietário da Casa Leuzinger na qual foi montada uma oficina fotográfica pioneira, Georges Leuzinger (1813-1892) foi também precursor da comercialização de vistas fotográficas no Brasil, constituindo um catálogo mais de trezentas imagens da cidade e da província do Rio de Janeiro. Desempenhou também papel preponderante na difusão de nossa fotografia no exterior, tendo imagens de sua própria autoria, assim como as de Albert Frisch (a documentação inaugural da região amazônica) premiadas com Menção Honrosa na Exposição Universal de Paris, em 1867.

Vale lembrar que Marc Ferrez, consagrado como o mais importante fotógrafo brasileiro oitocentista, começou como aprendiz na Casa Leuzinger, sob a orientação de Franz Keller. De tal forma que conhecer o trabalho de Georges Leuzinger, e de sua empresa, é condição imprescindível para a compreensão da difusão da fotografia no Brasil a partir da então sede da Corte Imperial.

Leuzinger e a paisagem carioca

É importante frisar que, embora Georges Leuzinger seja a figura central e motivadora do workshop, ele não será de forma alguma o único a ser focalizado, já que se buscará contextualizar toda a primeira fase do comércio de fotografias no Brasil, a partir das experiências pioneiras realizadas na sede da Corte Imperial, a cidade do Rio de Janeiro. Assim, serão destacados igualmente os casos de Revert Henry Klumb, Christiano Junior, Franz Keller, Victor Frond e Marc Ferrez, que também tiveram atuação importante no setor, além de explicados os processos da época, em especial o de colódio úmido, empregado por todos eles.

No segundo encontro, a ênfase será dada aos registros da paisagem carioca de autoria de Georges Leuzinger presentes no álbum que pertenceu ao presidente da Argentina, Bartolomé Mitre, trazido com ele para o Rio como uma espécie de guia para a descoberta dos pontos altos da paisagem carioca antes do surgimento dos guias turísticos. Essa será uma oportunidade única de contato com esse álbum preservado no Museu Mitre, em Buenos Aires, jamais exibido no Brasil.

Sobre o ministrante

Pedro-Karp-Vasquez-s

PEDRO KARP VASQUEZ

Escritor e fotógrafo, Pedro Karp Vasquez é autor de 30 livros. Formado em Cinema pela Université de la Sorbonne, é mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense e trabalha como editor na Editora Rocco. Como administrador cultural foi responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte, assim como do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; tendo sido também diretor do Solar do Jambeiro.

Logo-PROAC-cor

REALIZAÇÃO

marcaHerculeFlorenceXII-p
logo-GovernoSP_SecretariadeCulturaeEconomiaCriativa_Horizontal
marca-governo-federal

PARCEIROS

logo-casa-de-eva
logo-circulo-da-imagem
logo-faculdade-educacao
logo-olho
marca-rede
logo-instituto-pavao-cultural
marca-instituto-arte-na-escola

APOIO

logo-alb
logo-editora-peiropolis
logo-canson-infinity
marca-pallas
marca-selo-negro
marca-grupo-summus
marca-livraria-africanidades
marca-mnemocine
marca-editora-olhares
marca-fineart